sábado, 17 de outubro de 2009

Treinos, treinos e mais treinos!

A semana foi animada, mas sem dúvida, os pontos altos foram os treinos de segunda e de hoje (sábado).

Ontem fiz a ergoespirometria, descobri meu VO2 máximo, limiar de lactato, e todos estes detalhes que um atleta deve saber, ainda que amador. Fiquei muito feliz com o resultado, muito mesmo. Apesar dos elogios do médico, ele disse que eu estou meio gordinho... Fazer o que, é perder o meu excesso e bola pra frente.

Quando cheguei em casa, olhei a bike e o pneu ainda estava furado. O mesmo pneu furado que me fez cumprir o treino que era para ser feito de speed com a minha mountain bike na quarta-feira. Apesar de querer sair para dar uma arejada na cabeça, tive de trocar o pneu. Primeiro a obrigação. Acabei dormindo bem tarde e quase não acordei para o treino.

Fui pa a Rodovia com um sono absurdo. Cheguei lá e, para a minha sorte, a galera ainda não tinha chegado.

- Alô. Rodrigo, quando vocês chegarem bate aqui no meu carro que eu tô dormindo.
- Hahahahaha, pode deixar.

Os 20 minutos foram vitais para que eu me refizesse. Quando começamos o treino de ritmo, a chuva estava tão forte que um jogava água na cara do outro. Acabou que os 30 primeiros km foram "cada um por si" e o revezamento foi para o espaço. Mas o tempo melhorou e até secou a estrada. Começaríamos então os 40 km de contra-relógio. As instruções foram simples: meter a porrada no pedal e não pegar vácuo.

E assim começamos. Ansioso, larguei na frente e acabei sendo ultrapassado pelo Rodrigo e pelo Jorge. Mauricio estava um pouco cansado e, acabou ficando um pouco para trás (o que é raro). Só que a primeira perna de 20 km foi uma luta. Passei o Jorge e em seguida o Rodrigo. Depois o Rodrigo me passou. Eu e o Jorge alternávamos até que alcancei o Rodrigo na subida do retorno e passei. Passei e abri distância. Depois de alguns minutos lá voltaram eles, Jorge e Rodrigo, seguido de mais um cara que nunca vi na vida. Pensei: porra que saco! Eles estão chatos pacaraio!! Alcançamos mais dois outros que pareciam ciclistas (e não triatletas) e o negócio ficou bom. O Jorge acabou ficando um pouco para trás. Aliás, o Jorge foi o protagonista de uma cena no mínimo engraçada. Ele vinha pedalando muito bem até que passamos um sujeito com uma Argon E-112. E o Jorge tem uma Caloi Sprint. Passou sem tomar nem conhecimento do cara. É como uma Ferrari ser passada por um Gol. Ele ficou olhando para a bike do Jorge sem esboçar qualquer reação. Valeu-me uma ótima risada! O Rodrigo puxava o ritmo e os caras perseguiam ele. Como não valia vácuo para a galera da equipe, acabei tendo que ficar a uns 10 metros do trio (enquanto isso os caras pedalavam na roda do Rodrigo). Acabei perseguindo eles pelos 40 km e chegando a uns 20 segundos deles. Sem vácuo. Voltamos girando os 30 km e conversando, falando besteiras. O Total do ciclismo deu 100 km. Para finalizar corremos uns 5 km e voltamos pra casa. A média de velocidade e os tempos? Quem estava no treino viu. Hahahahahhaa.

Mission completed.

domingo, 11 de outubro de 2009

Post Inicial - Corrida das Estações Adidas - Etapa Primavera RJ

Bom, antes de mais nada vou explicar quem sou e a finalidade deste Blog.

Sou Edson, advogado e triatleta amador. Além de trabalhar bastante, gosto de treinar e fazer outras atividades, ou seja, procuro equilibrar o indoor com o outdoor e ter um estilo de vida saudável, considerando os padrões jurídicos.

Alguns amigos dizem que escrevo bem e sou um bom contador de histórias. Outros, acham que eu corro bem, o que de fato, não é uma grande verdade. Porém, uma meia dúzia de loucos insistiu para que eu criasse um Blog contando essas "aventuras" que acontecem comigo em cada prova que participo. Atendendo a pedidos, contarei aqui não apenas histórias engraçadas, mas todas verídicas. Dificuldades, superação e conquista darão um tom especial a este Blog.

Então, chega de enrolação e vamos ao que interessa!

Hoje aconteceu a Etapa da Primavera do Circuito das Estações Adidas. Acordei às 5:30 e recebi uma ligação às 5:40. Como ontem havia sido casamento de um amigo nosso, João Paulo e Nat tinham bebido algumas e hoje declinaram da missão. A voz de João já dizia tudo: "Irmão, não tenho a menor condição de levantar daqui...".

Lá pelas 6:10 Amin me liga. Confirmado no posto de gasolina às 6:15. Tomamos um café no posto e saímos de Niterói ao Rio, ainda com bastante tempo de folga. Tínhamos de pegar o chip até às 7:30. Chegamos ao aterro por volta das 6:55 e começamos a buscar algo que parecia inexistir: vaga.

Rodamos um pouco e entramos na fila de um estacionamento. E o tempo passando e a fila andando lentamente. Pensei: "Qual a dificuldade de anotar a porra de uma placa?". Em seguida perguntei a Amin: "Cara, quantos carros têm na nossa frente? Amin desceu do carro e voltou com a resposta: "15". Já eram 7:35. "Amin, pega meu chip pra mim enquanto eu paro o carro, beleza?".

Lá se foi Amin retirar o meu chip enquanto eu continuava na fila. Faltavam uns 5 carros para chegar a minha vez quando um sujeito veio na direção dos carros. "Acabaram as vagas!" Pensei: FILHO DA PUTA!!! Por que não contou o número de carros e vagas antes?.

"- Irmão, nem deixando o carro solto e a chave contigo?".
" - Nem assim, fera!".
" - Valeu então."

Comecei a procurar desesperadamente uma vaga. Nada. O relógio parecia que passava mais rápido. Quando o relógio já apontava umas 7:50 eu achei que não ia dar mais. Amin me ligava e perguntava: "Cadê você?" e eu dizia: "Tô procurando a porra da vaga! Tô chegando já!!"

Achei a vaga. Parei o carro como um desesperado às 7:53 num estacionamento em frente à Rua Ferreira Viana (a 1,5 km da largada). Saí com a mochila nas costas dando um tiro. No meio do caminho escuto uma voz Fala Edsooooonnn. Era Julinho, mas nem parei pra falar com ele. Encontrei Amin e peguei meu chip e meu número, isolei a mochila na tenda onde ele estava, troquei a camisa e saí pulando a grade. Já tinham largado há quase 1 minuto.

Eu que tinha direito a largar no "Pelotão Quênia" estava saindo no meio da galera, de chip na mão porque não deu tempo de amarrar no cadarço. E em cada tapete de cronometragem eu passava o chip pertinho, para não perder o registro. Mas foi bem legal, apesar do meu tempo não ter sido dos melhores.

A parcial de cada km foi a seguinte:

1) 4´12´´74;
2) 4´08´´56;
3) 4´09´´83;
4) 4´11´´50;
5) 4´06´´92;
6) 4´17´´37;
7) 4´14´´50;
8) 4´09´´19;
9) 4´08´´03;
10) 3´55´´91.

Tempo total: 41´34´55 (já solicitei a correção junto à organização, que computou meu tempo total líquido igual ao bruto).

E no final, claro, confraternização com a galera :)

Opa, acabo de receber uma mensagem do treinador: "Pedal amanhã 7 hs, sem atraso." Ê vida...